sábado, 29 de junho de 2013

Reforma Protestante - Idade Moderna - Parte II




Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus, o que provocou uma revolução religiosa na Europa. Além do Luteranismo, surgiram outras religiões protestantes, como o Calvinismo e o Anglicanismo.

Versão estendida com todas as partes: http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/2013/06/reforma-protestante-versao-estendida.html

terça-feira, 25 de junho de 2013

Reforma Protestante - Idade Moderna - Parte I



A Reforma Protestante foi um movimento cristão reformista iniciado no começo do século XVI por Martinho Lutero, quando, por meio da publicação de suas 95 teses, em 1517, na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, propondo uma reforma no catolicismo romano e dando origem ao Luteranismo.

Versão estendida com todas as partes: http://historiaemquadrinhosblog.blogspot.com.br/2013/06/reforma-protestante-versao-estendida.html

quarta-feira, 19 de junho de 2013

As Grandes Navegações - Idade Moderna


As mercadorias orientais, conhecidas como especiarias (sedas, porcelanas e condimentos, como pimenta e canela), possuíam extrema importância econômica. As rotas das especiarias, feitas através do Mar Mediterrâneo, eram de monopólio de cidades italianas, como Gênova e Veneza. As especiarias oferecidas pelos árabes passavam por diversos portos e intermediários, deixando os preços altíssimos. Assim, os europeus dependiam dos comerciantes italianos para comprarem as especiarias por preços menores.
Era preciso descobrir novas rotas para que a Europa se livrasse da supremacia árabe e italiana.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Idade Moderna - Estado Moderno e Mercantilismo




No Séc. X cessam, na Europa, as invasões bárbaras. Isso traz certa paz ao continente, o que, junto com inovações técnicas no setor agrícola, gera um aumento populacional. Isso faz com que atividades comerciais ganhem mais importância, surgindo os primeiros burgos (locais onde comerciantes e artesãos desenvolviam a atividade comercial).

sábado, 8 de junho de 2013

O Renascimento Cultural


O Renascimento é um movimento que ocorre aproximadamente desde os fins do século XIV até meados do século XVI. Ele representa uma ruptura das estruturas medievais.